"As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes." Augusto Cury

Aqui no meu cantinho você encontrará materiais para trabalhar com Educação infantil, catequese com crianças e artesanato em EVA. Tudo isso faço com muito carinho, para auxiliar aqueles que trabalham de alguma forma com os pequeninos. Espero estar ajudando de alguma forma. Aceito sugestões, vamos trocar ideias. Fiquem a vontade e aproveitem!!!!

23 janeiro 2013

hitorinha da multiplicação dos pães


Para o primeiro encontro da catequese vamos contar a história da multiplicação dos pães:

O garoto dessa história tinha apenas cinco pães e dois peixes para oferecer a Jesus. Todos nós, mesmo nas nossa limitações, temos algo a oferecer a Jesus: nossos dons, nosso corpo, nossa inteligência, nosso vigor, nossos bens, nosso tempo, etc. Tudo que temos, pouco ou muito, deve ser dado para Jesus. E podemos ter certeza que tudo que fazemos para Deus não é em vão. "Portanto, meus irmãos, continuem fortes e firmes. Estejam ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que tudo o que fazem no serviço do Senhor sempre tem proveito". (1 Co 15:58)


Ler: Mt 14:15-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1-15
 
Versículo para DECORAR: "Deixai vir a mim os pequeninos...pois dos tais é o reino dos céus". Lc 18:16.
 
APLICAÇÃO: Ensinar que todos têm o que oferecer a Deus.


Introdução

Eu trouxe uma surpresa para repartir para vocês. (Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.
Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.


Certa vez, Jesus decidiu ir com o discípulos para um lugar mais distante e sem tanta gente. Eles estavam trabalhando tanto que não tinham tempo de descansar nem de comer.

Mas algumas pessoas viram Jesus e SEus amigos partirem, e logo uma grande multidão os seguiu. Eles queriam ouvir mais a Jesus e aprender com Ele.

Mesmo estando cansado, quando Jesus viu aquela gente toda sentiu pena deles, como se fossem ovelhas sem pastor, e começou a lhes falar sobre Deus, ensinando-lhes muitas coisas.

A conversa estava tão boa que nem sentiram o tempo passar e que começava a anoitecer. As pessoas não tinham o que comer, e estavam longe da cidade. Os discípulos queriam mandar todo omundo embora para que cada um procurasse a sua própria comida. Mas Jesus, que é Deus e pode fazer toas as coisas, disse aos discípulos que dessem comida para aquelas pessoas. Sabem quantas pessoas eram: Quase cinco mil homem! Os discípulos pensaram que Jesusus queria que eles comprassem a comida. Já pensram? Iria dar um dinheirão! Mas Jesus sabia o que iria fazer, pois ELe sabe todas as coisas. André, um dos discíplulos, trouxe a Jesus um menino que tinha cinco pçaes e dois peixinhos. Muito pouco, ou mesmo NADA para alimentar tanta gente.
Aquele menino poderia dizer: Não, o meu lanche eu não reparto!
Mas não foi o que ele fez, ele deu tudo para Jesus.
Jesus pediu que todas aquelas pessoas se sentassem. Pegou o lanche do menino, orou, agradecendo aquele alimento e começou a repartir o lanche. Naquele momento Ele fez um grande milagre: todas as pessoas comeram bastante e ainda sobrou muito. De um pouquinho de comida, Jesus fem um montão!

Conclusão

Vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos. Por exemplo: repartir nossos brinquedos, nosso lanche, nosso lápis.
Deus fica feliz quando repartimos as coisas.
Achei aqui.


DINÂMICA PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA DA CATEQUESE

Dinâmica - Seu Noé posso ir?

O catequista deve reunir os alunos, se apresentar e apresentar os alunos.
Material: Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
Achei aqui .